sábado, 9 de fevereiro de 2013

CURSO JOANNA DE ÂNGELIS – 5ª AULA



CONSCIÊNCIA

  • O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA:

O homem atual avançou na conquista da consciência, na conquista de tecnologia, mas o mesmo não aconteceu no que diz respeito ao despertar da moralidade. É preciso avançar na escala evolutiva, aprender a domar os instintos para poder vivenciar o ser divino que é.

CHARLES DARWIN: “O homem pode ser desculpado por sentir orgulho de ter atingido o ápice da escala orgânica, embora não por esforço próprio, e o fato de ter galgado essa escala, em vez de ter sido originariamente posto na posição que ocupa, pode lhe dar esperanças de um desatino ainda mais elevado no futuro distante.”
·        Dizia ele: Não nos deteremos na humanidade, temos um destino muito maior, angélico a cumprir.

J. de Ângelis em TRIUNFO PESSOAL cap. 12

“Considerando-se o cérebro triuno, de Paul MacLean, nele encontramos toda a história antropológica do ser,  desde os primórdios inscritos na presença do cérebro réptil, passando pelo mamífero e alcançando o neocortex, onde permanecem valiosas possibilidades ainda não identificadas de todo.”

A neurociência descobre que temos um cérebro triuno dividido em três partes, essa herança arqueológica da humanidade que depois Jung identifica no inconsciente coletivo, está impressa no nosso ser, tanto cérebro físico quanto no cérebro perispiritual.
Como funcionam os três cérebros em nós? Através de um mecanismo de sintonia estabelece na estrutura orgânica a história da humanidade.

J. de Ângelis ( TRIUNFO PESSOAL cap.1)
“O primeiro seria o complexo R – ou cérebro réptil, responsável pelo comportamento agressivo - herança do primarismo animal – os rituais existenciais, a noção de espaço territorial, a formação de grupo social e sua hierarquia, estando presente nos primeiros répteis. (Apareceu há cerca de quatro bilhões de anos).”

A 1ª camada do cérebro réptil, formada na essência do nosso ser,  é responsável pelas funções automáticas do nosso corpo como a respiração, batimentos cardíacos, etc. O cérebro réptil corresponde ao atual tronco cerebral. Por aí não passam as emoções, nem os sentimentos. A ação é instintiva.

J. de Ângelis(TRIUNFO PESSOAL cap. 1)
“Logo depois, viria o cérebro mamífero, expresso pelo sistema límbico, com a inclusão da glândula pituitária, responsável por grande parte das emoções humanas quais as áreas da afetividade, dos relacionamentos, dos sentimentos de compaixão e da piedade, da manutenção do grupo social e da organização gregária. (Apareceu há não mais de 150 milhões de anos).”
Quando a fera lambe a sua cria,  é um treino para a conquista dos sentimentos.

J. de Ângelis (TRIUNFO PESSOAL cap. 1)
Por fim o neocortex ou cérebro primitivo encarregado das funções nobres do ser como a inteligência, o raciocínio, o discernimento, a linguagem, a percepção de tudo que ocorre à sua volta, da administração da visão. “Esse último da conquista da evolução há apenas algumas dezenas de milhões de anos,”
É a grande caminhada evolutiva. Chega-se a conquista da consciência.
KEN WILBER (Éden: Queda ou Ascensão, pg. 54)
“O homem do Alvorecer começou sua caminhada imerso nos domínios subconscientes da natureza e do corpo, do vegetal ao animal e inicialmente se percebeu indistinguível do mundo que já evoluíra até aquele ponto.”

O homem das cavernas não compreendia os fenômenos como o trovão, as chuvas, etc. Era tudo instintivo.

J. de Ângelis(ENCONTRO COM A PAZ E A SAÚDE, cap. 1)
“Todo ele apresentando-se como um formidando aglomerado de automatismos que se expressavam através dos instintos primários – a reprodução, a alimentação e o repouso – a sua era uma experiência instintiva  contínua, sem qualquer contato com a realidade que o cercava.”
Esse homem fazia parte da consciência instintiva. Vivia para sobreviver: 
Alimentava-se, reproduzia-se e repousava.

J, de Ângelis (ENCONTRO COM A PAZ E A SAÚDE. Cap. 1)
“Começando saber como comportar-se diante das forças desconhecidas e temerárias que dominavam a terra, esse homem agora sonhador desenvolveu o pensamento mitológico ou mágico... podendo situar-se com equilíbrio no solo, passando a edificações trabalhadas e com refinamento ou não, protetoras e seguras.”
Ele passa a observar a natureza, como os animais se protegem do frio, etc. desenvolve assim a consciência e o pensamento. Estabeleceram mitos, deuses, oferendas aos mesmos deuses (deus da água, da lua,  do sol...). É o pensamento mágico. Avança e surge o pensamento racional e o discernimento.

EMMANUEL (A CAMINHO DA LUZ, CAP. II)
Os séculos correram o seu velário de experiências penosas sobre a fronte dessas criaturas de braços alongados e de pelos densos, até que um dia as hostes do invisível operaram uma definitiva transição no corpo perispiritual pré-existente dos homens primitivos, nas regiões siderais e em certos intervalos de suas reencarnações.”
A evolução se dava tanto no plano físico como no espiritual. (Aí está o elo perdido da evolução. Ela se deu no plano espiritual.). Vieram mudanças paulatinas e graduais.
A chave da conquista da consciência do homem: saindo do cérebro réptil para o mamífero chegando ao neocortex. O pensamento arcaico, pensamento mágico para que as mudanças fossem efetivadas tanto no físico como no perispírito para que a consciência se ampliasse. O pensamento mágico avança para a conquista do egocêntrico.

J. de Angelis (ENCONTRO COM A PAZ E A SAÚDE, CAP.1)
“O pensamento mágico avançou para a conquista de um novo estágio, o egocêntrico, que nele jazia em forma de belicosidade, de ambição desmedida, de reivindicação de direitos, de propriedade, de poder...”
Pensamento egocêntrico= 1º eu, depois eu também, depois os meus e se sobrar algo vou lutar para que seja meu.
Não tem noção de solidariedade, mas de belicosidade. É preciso avançar.
JUNG: Onde há poder não existe amor.
A grande chaga da humanidade é o egoísmo. Suas consequências vivemos nos dias atuais. As nações mais fortes esmagam as mais fracas em função do poder econômico.

J. de Ângelis (ENCONTRO COM A PAZ E A SAÚDE CAP. 1)
“O pensamento racional, com mais dificuldade passou a dirigir-lhe os atos, a ampliar-lhe o conhecimento, fazê-lo melhor entender os mecanismos existenciais e as infinitas possibilidades de realização que se lhe encontram à disposição, dando lugar à ciência, à tecnologia, à informática, prolongando a existência humana e tornando-a menos aflitiva...”
Onde a onda da sombra dos instintos fazem parte da minha essência? Onde preciso avançar? 

J. de Ângelis ( ENCONTRO COM A PAZ E A SAÚDE CAP. 1)
Compreensivelmente, após longuíssimo trânsito pelos instintos e reflexos condicionadores, o breve tempo em que foi conquistado o pensamento lógico, este não facultou ao homosapiens, superar os automatismos a que se encontra fixado, para melhor agir ao invés de sempre reagir.”
Não podemos levar a vida sem refletir para sair do automatismo para a administração de nós mesmos. Onde permaneço automático? Qual é a atitude que meu eu superior pode tomar neste instante? Qual o tipo de comportamento devo ter perante essa situação? Somos seres regenerados ou automáticos?

J. de Ângelis (TRIUNFO PESSOAL CAP. 1)
“Esta inquestionável conquista da vida não cessou ainda, porquanto o homem primitivo sucedeu ao sapiens, a esse sobrepõe o tecnológicus, que irá ensejar o campo para a saga do noéticus, que penetrará com mais facilidade nos arcanos do Universo...”
Estamos a meio caminho entre as feras e os deuses.
Que opção faremos? Feras ou deuses?
Esse é o nosso desafio.
  

Um comentário:

  1. O vídeo dessa aula, assim como de de outras da Série Psicológica Joanna de Ângelis, pode ser visto no link:

    http://www.tvcei.com/portal/browse-seriepsicologica-videos-2-date.html

    ResponderExcluir