PROGRAMA DE ESTUDO DO GEBM



Logotipo

Descrição gerada automaticamente


PROGRAMA DE ESTUDO

CRUZ ALTA-RS 2022


OBJETIVO GERAL:


Desenvolver um programa de estudo que permita o aprendizado da Doutrina Espírita a todos aqueles que procurarem a Casa Espírita e, ao mesmo tempo, desenvolver as capacidades para a formação de um trabalhador consciente e responsável, visando à sustentabilidade para as diferentes atividades da seara espírita.

OBETIVOS ESPECÍFICOS:


  • Conhecer os princípios básicos da Doutrina Espírita;

  • Criar e fortalecer laços de afinidade com os demais estudantes da Casa;

  • Fortalecer a fé raciocinada através do estudo;

  • Formar homens de bem para a sociedade;

  • Formação continuada de trabalhadores para todas as Áreas da Casa;

  • Colocar em prática a máxima do Espiritismo: “Fora da caridade não há salvação”.


FUNDAMENTAÇÃO:


Em O Livro dos Espíritos, encontramos a definição de estudo sério: “o que caracteriza um estudo sério é a continuidade que se lhe dá [...]”


Allan Kardec define também o que significa um estudo metódico:


[...] “quem deseje tornar-se versado numa ciência tem que a estudar metodicamente, começando pelo princípio e acompanhando o encadeamento e o desenvolvimento das ideias”.


Define, ainda, a metodologia do ensino espírita:


“não se espantem os adeptos com esta palavra – ensino. Não constitui ensino unicamente o que é dado do púlpito ou da tribuna. Há também o da simples conversação. Ensina todo aquele que procura persuadir outro, seja pelo processo das explicações, seja pelo das experiências [...]”.


“Os homens progridem incontestavelmente por si mesmos e pelos esforços de sua inteligência: mas, entregues às próprias forças, só muito lentamente progrediriam, se não fossem auxiliados por outros mais adiantados, como o estudante o é pelos professores”. (A Gênese, cap. 1, item 5)


“Estudar em grupo facilita a construção do conhecimento porque estimula os participantes a compartilharem informações, propiciando-lhes não apenas o desenvolvimento do seu próprio entendimento do Espiritismo, mas também o desenvolvimento de suas qualidades morais pelas reiteradas oportunidades de interação grupal”. (Orientação ao ESDE – 2014)

Todo estudo sério deve ter objetivos precisos e bem definidos, do contrário, tomará rumos diversos e sem aproveitamento.


ABRANGÊNCIA DO PROJETO:


O Programa de estudo visa oportunizar o acesso de todos ao estudo da Doutrina Espírita a partir dos 18 anos de idade. Aqueles que se inserirem no estudo sistematizado da Casa poderão se tornar um trabalhador do Grupo Espírita Bezerra de Menezes tornando-se membro da grande família Bezerra de Menezes. No entanto, será respeitado sempre o livre-arbítrio de se tornar ou não um trabalhador voluntário da instituição, cabendo à direção da casa a prerrogativa de dar oportunidade a todos conforme o preparo, o perfil e a aptidão de cada um.

DESENVOLVIMENTO:


O estudo será desenvolvido durante vários anos, conforme a proposta desse programa onde todos passarão por todas as apostilas e módulos previstos até que alcancem o estágio ou nível de Estudo Aprofundado da Doutrina dos Espíritos (EADE).

Na medida em que os estudantes forem adquirindo conhecimentos e desenvolvendo aptidões, vão se qualificando para assumir alguma tarefa. De início, serão pequenas tarefas e, na medida que forem se qualificando, serão inseridos em alguma equipe de trabalho das mais diversas Áreas que compõem a Casa Espírita.

O programa abaixo deverá ser seguido por todos os grupos de estudo do GEBM, independente do facilitador. Casa haja algum entendimento diferente, deve-se buscar um consenso com a Área do Estudo. Percebe-se que os tomos seguem uma sequência lógica dos princípios básicos da Doutrina dos Espíritos e que não devem ser alternados.

PROGRAMA DE ESTUDO A SER SEGUIDO


Fase do Estudo

Obras a serem usadas

Justificativa


Iniciantes






IEDE

Dar as primeiras noções sobre o que é o Espiritismo. Serve também para tirar dúvidas e integrar o iniciante no estudo sistematizado da Casa Espírita para evitar maior evasão depois. A primeira sugestão é seguir a apostila em formato PDF do IEDE. (Ver cronograma no anexo A) Outra sugestão, é a utilização do novo material com sugestão dos temas com a bibliografia no item 7.7 na página 78 da Apostila no link inserido abaixo.

file:///C:/Users/ezaur/Downloads/Orienta.pdf






Essa fase visa também à integração dos jovens oriundos da evangelização na continuidade dos estudos da Casa. Na medida que chegarem ao final do ciclo da juventude, entre os 18 e 21 anos de idade, os jovens vão sendo inseridos nos grupos de iniciantes do ESDE e se tornando trabalhadores da Casa. (Descrição detalhada da inserção do jovem no estudo e trabalhos da Casa: anexo E)

Obs: Os jovens que aportarem a casa espírita dos 18 aos 21 anos de idade poderão optar pelo grupo de jovens até completar 21 anos ou já iniciar seus estudos num grupo do ESDE a partir

dos 18 anos.


Princípios básicos





Programa fundamental

Tomo I

Esse Tomo serve para que o aprendiz compreenda os cinco princípios básicos da    Doutrina    Espírita    ao    longo    do primeiro ciclo de estudos, mostrando a revolução nas ideias e nas crenças que Allan Kardec menciona em suas obras. Nessa fase do estudo, sugerimos a leitura complementar de: O Livro dos

Espíritos.


Leis morais





Programa fundamental

Tomo II

No Tomo II, serão estudadas as leis morais à luz do Espiritismo, sendo muito importante a compreensão dos fundamentos básicos estudados no Tomo anterior para um bom entendimento dos ensinamentos de Jesus à luz do Espiritismo. Aqui sugerimos a leitura do livro: O

Evangelho Segundo o Espiritismo.



No Tomo Complementar, os estudantes

vão receber as primeiras noções  sobre




Fundamentos sobre mediunidade


Programa Complementar

Tomo Único

mediunidade. Ao longo desse estudo, eles serão preparados para que, quando chegarem no final do Tomo Único ou durante o MEP I, já estejam em condições de realizar o curso de passe previsto na atividade complementar do

Módulo I, da apostila do MEP I.


Curso de passe

O Atendimento Espiritual pelo Passe (FEB - Marta Antunes de Moura) Diretrizes de Segurança (Divaldo Franco e Raul Teixeira) Orientação ao Centro Espírita 2021 (FEB) Atendimento Espiritual no Centro Espírita (FERGS) Terapia pelos Passes (Projeto Moanoel P. de Miranda) Aconteceu na Casa

Espírita (Emanuel Cristiano)

O curso de passe será ministrado por uma equipe multidisciplinar que será escolhida pelas áreas do AMED, AEE, AAECE, ADO e a direção da Casa e terá a duração, aproximadamente, de três meses.

Após o encerramento do curso, o estudante decidirá se quer se tornar um trabalhador da Casa como Médium passista. (Ver cronograma no anexo C)





Teoria e prática sobre a mediunidade


MEP I e Livro dos Médiuns Outras obras sugeridas:

Nos Domínios da Mediunidade Mecanismos da Mediunidade (André Luiz)

- Evolução Anímica

(Gabriel Delane)

- Obsessão e Desobsessão

(Manoel Filomeno de Miranda)

No MEP I, inicia-se uma nova etapa do estudo da Casa com enfoque mais específico sobre a temática da mediunidade. Em paralelo com a apostila Teoria e Prática da Mediunidade será estudado o Livro dos Médiuns. (Ver cronograma no anexo B)


Teoria e Prática da mediunidade


MEP II

e

Diálogo com as Sombras



Obras sugeridas:

  • Os Mensageiros

(André Luiz)

  • Estudando a Mediunidade

(Martins Peralva)


No MEP II, inicia-se a fase da prática da mediunidade e que será conduzido pela equipe do setor da Educação da Mediunidade da Área Mediúnica. Nessa etapa, será seguida a apostila Teoria e Prática da Mediunidade e em paralelo será estudado o livro Diálogo com as sombras. (Ver cronograma no anexo D)





  • Evolução Anímica

(Gabriel Delane)

  • 20 Lições sobre Mediunidade

(José Olegário Filho)

  • Obsessão e Desobsessão

(Manoel Filomeno de Miranda)



Grupo de estudo de trabalhadores


Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita-

Livros-I, II, III, IV e V




Estudo de Obras Básicas (O Céu e o Inferno e A Gênese)

e/ou      Complementares da Doutrina Espírita


Estudo da Série Psicológica de Joanna de Ângelis (Ver Anexo H)

Integrarão esse grupo de estudo todos os estudantes que passaram por todas as etapas do programa de estudo do GEBM e que, finalmente, alcançaram esse estágio após a Educação da Mediunidade dando continuidade aos estudos como trabalhadores da Casa Espírita. A cada ano ou quando iniciar uma nova fase haverá um planejamento para definir que tipo de obra será estudada mesclando entre as apostilas do Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita e as Obras Básicas e/ou complementares do Espiritismo, bem como, o estudo da série psicológica de Joanna de Ângelis.

Neste estágio haverá uma dupla de monitores que trabalharão em conjunto, sendo representantes do grupo, organizando os assuntos e definindo as equipes de trabalho, tendo em vista que nessa fase todos os integrantes passarão a conduzir um assunto que será definido no início de cada ano ou quando houver a mudança de livro ou apostila, para que todos passem pela experiência de coordenar, por algum tempo, um grupo de estudo. Essa tarefa será exercida em duplas, podendo ainda,  convidar  outros  estudantes  do

GEBM para enriquecer a  aula e ajudar






aqueles que não se sentem confiantes o suficiente para conduzir sozinhos aquela temática sugerida/escolhida. Na medida do possível, as duplas poderão escolher os assuntos a serem trabalhados durante o ano letivo conforme a disponibilidade dos temas. Essa metodologia visa reunir, em algum momento, todos os trabalhadores da casa, gerando união e laços de afinidade. Dentro dessa modalidade de estudo aprofundado podem ser inseridos outros grupos ou temáticas que forem surgindo e que vão suprindo

possíveis necessidades e interesses.



OUTRAS PROVIDÊNCIAS DO FACILITADOR


  • Pedir para que cada estudante, ao chegar no grupo, preencha a ficha de entrevista para que fique arquivada em pasta própria e em sua posse; (Ver anexo F)


  • Manter em ordem e sob sua guarda uma relação nominal com as presenças dos estudantes do seu grupo referente a cada ano letivo. No final de cada ano ou quando for solicitado remeter uma cópia para o diretor da área do Estudo (AEE); (Ver anexo G)


_de_Prote%C3%A7%C3%A3o_de_Dados_Pessoais_nas_institui%C3%A7%C3%B5es_esp

%C3%ADritas;





CONCLUSÃO


A verdadeira Doutrina Espírita está no ensino que os Espíritos deram, e os conhecimentos que esse ensino comporta são por demais profundos e extensos para serem adquiridos de qualquer modo, que não por um estudo perseverante, feito no silêncio e no recolhimento”. (O Livro dos Espíritos, Introdução, item XVII)



Cruz Alta-RS, 17 de fevereiro de 2022.





     _    

Luciane Trelha Norbert    Jacob Marques

Diretora da Área do Estudo    Diretor da Área da Mediunidade






Sônia Oliveski Costa    Maria Fava de Souza

Diretora da Área Doutrinária    Setor da Educação Mediúnica







Ezauri Luis Eich

Presidente do Conselho Executivo






Apresentado em Assembleia Geral em 06 de março de 2022. Conforme Ata nº 120/2022



ANEXOS

 








Nenhum comentário:

Postar um comentário